Resenha por: Carlos Elias 28/12/2020


![]() Capa da Tex Edição de Ouro n.º 68 |
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![]() Capa da edição Maxi Tex nº 6 com a imagem dos Pards |
![]() Tex e Carson encontram Jesse Hawks sendo atacado por um grupo de Kiowas |
![]() Personagem central dessa história, El Morisco. Na imagem ainda jovem estudando com a bela Nefreth. |
![]() O final, Juan Haza sendo acolhido pelos Rangers. |
Review por: José Alberto Braga
09/01/2025
Tex Edição de Ouro n.º 68
A Volta de Morisco. Editora Mythos.
Nesse artigo gostaria de falar sobre uma edição cuja leitura se mostrou muito agradável e divertida, me senti lendo uma aventura do Indiana Jones no Velho Oeste. É a história “A volta de Morisco”, escrita por Mauro Boselli e desenhada por Guglielmo Letteri, publicada na Edição de Ouro número 68, e anteriormente, na série regular do Tex dos n.º 367 ao n.º 370. Uma aventura de western que evoca o fantástico, recheada de mistérios, drama, permeada de história e mitologia egípcia. Boselli, grande escritor, além do Tex, assina histórias de outros famosos personagens da Bonelli, como o Mister No, Zagor, Dylan Dog, Dampyr, entre outros. Famoso pela qualidade de suas tramas e de evocar elementos do passado dos personagens, nessa aventura costura bem a história antiga com a ficção, trazendo um tom sobrenatural ao enredo. Já o desenhista, o grande mestre Letteri, dono de um traço limpo e bem característico, traz uma arte precisa e de alta qualidade. Na minha opinião, consegue representar como ninguém os personagens típicos que costumavam habitar as fronteiras, homens rudes, acostumados a uma vida dura distante da civilização e permeada de violência.
As Edições de Ouro do Tex foram publicadas pela editora Mythos durante 20 anos, de 2002 a 2022, sendo iniciada com a aventura “Cheyenne Club” no primeiro volume, e infelizmente encerrada no n.º 120 com a história “Nas Garras do Tigre”. Tinha a proposta de trazer em histórias completas as grandes sagas do personagem, escritas e desenhadas por nomes de peso que compõem o time criativo da Sergio Bonelli Editore. Portanto, assim fazia jus a frase destacada que vinha nas contracapas das revistas: “TEX OURO, GARANTIA DE QUALIDADE!”.
Para quem não conhece o personagem, Tex Willer além de ser um Ranger (polícia especial com um raio de ação maior que os dos Xerifes, e sem a rigídez excessiva do Exército), é também o Chefe e Agente Indígena da tribo dos Navajos, na qual era conhecido como Águia da Noite. Dotado de um grande senso de justiça, não mede esforços para auxiliar a quem quer que seja, mostrando-se sempre solidário e protetor dos fracos e oprimidos. Sua astúcia e perícia em combate lhe renderam o status de lenda nas fronteiras, e a ser escalado sempre para as missões mais difíceis e perigosas. Seus companheiros de aventura, os famosos “pards”, são os também rangers, Kit Carson e Kit Willer, o primeiro seu amigo inseparável, já este último seu filho. O grupo conta também com Jack Tigre, membro da tribo dos Navajos e irmão de sangue do Tex.
Figura central dessa história, Ahmed Jamal, nome do egípcio El Morisco, como é conhecido pelos habitantes da Cidade de Pilares na margem Mexicana do Rio Bravo, onde fixou residência, é um grande cientista e estudioso do ocultismo, recebendo assim a alcunha de “O Brujo”. Amigo e consultor do Tex e seus companheiros, está sempre a disposição para ajudar quando o assunto é de ordem mística, arqueológica ou que exige seus conhecimentos sobre as ciências, a fim de elucidar casos e decifrar enigmas. Estando sempre acompanhado do seu fiel mordomo de origem asteca Euzébio, sua presença nas aventuras é sinônimo de mistério e do fantástico, como é o caso da aventura “A Volta de Morisco”, que traz o passado do personagem no Egito, apresentado como estudante de medicina, ao mesmo tempo que se dedica a uma grande paixão, uma nova ciência chamada arqueologia. Morisco aparece como um profanador de tumbas, e em companhia de dois jovens arqueólogos europeus, o inglês Davids e o francês Octave, encontram o túmulo de Akhran, sacerdote da Deusa Ptah, contemporâneo do faraó Amenófis IV, conhecido como Akhenaton. Fato que desagrada os Filhos de Hórus, um grupo de fanáticos nacionalistas que rejeitam os estrangeiros e buscam restaurar tradições milenares, cuja uma das integrantes é a bela Nephret, colega de Morisco na Universidade, que o encanta tanto por sua beleza, como pela sua aguçada inteligência. Esse grupo havia sido fundado pelo próprio Akhran, com o intuito de restaurar a glória dos antigos deuses, em oposição ao faraó Akhenaton, que havia abandonado as antigas crenças para adorar unicamente o Sol. E é graças a Nephret, ao se revelar como um membro e apresentar Morisco aos Filhos de Hórus, que ele descobre a exata localização da tumba do sacertode, tendo a oportunidade de estudar antigos documentos em posse do grupo, e também se utilizando dos conhecimentos que possuiam das traduções das antigas escrituras, transmitidos de geração a geração. Passa então a ser considerado um traidor, e sob ameaça de morte, decide deixar o Egito, assim como também fazem seus dois outros companheiros ocidentais. O que não sabiam, é que essa suas ações trariam consequências futuras, entrelaçando os seus destinos, como uma espécie de maldição.
Anos mais tarde, no Arizona, Tex e Carson auxiliam alguém que se encontrava acuado sob ataque de um grupo de Kiowas fora-da-lei. Fato que os conectariam com a história anterior vivida por seu amigo Morisco, e os levariam a viver uma aventura fantástica, recheada de perigos, magia e mistérios, com direito a artefatos místicos, metais de propriedades desconhecidas de antigas civilizações, seres monstruosos, múmias que retornam dos mortos, sonhos premonitórios que se confundem com a realidade, e é claro, a muitos embates repletos de ação, e que felizmente, terminam com a vitória dos nossos heróis. Para sua surpresa, o personagem que encontram em apuros é Jesse Hawks, um velho Ranger aposentado, que apesar de sua grande experiência, já não enxerga direito, o que lhe coloca em grande risco, mas ainda assim consegue fazer os Kiowas suar, até serem derrotados com a providencial intervenção dos pards. Nessa história, Tex está acompanhado apenas por Carson, o mais velho e galanteador do grupo, personagem que serve como alívio cômico para as histórias, resmungão e pessimista, está sempre as turras com os amigos. Não admite a idade que tem, a não ser que isso lhe seja conveniente, e todas as vezes em que é provocado com esse assunto, sai do sério e mostra a seus adversários que não deveriam subestimá-lo, mostrando-se apto para enfrentar qualquer perigo ou desafio. Já entre os companheiros, esse tema é utilizado com frequência para descontrair as histórias, pois falar de idade com o velho Carson é comprar briga na certa. Mas nessa história em especial, vemos o medo do personagem com o avançar da idade, despertado ao encontrar o antigo colega aposentado em apuros devido as limitações impostas pelo tempo, mostrando-se gentil e solidário, busca encoraja-lo enaltecedo as qualidades do experiente ranger. Assim como também, à sua própria maneira, Tex, em tom sarcástico, ao perceber o medo do amigo, se mostra sensível e preocupado, buscando incentivá-lo e demonstrando confiança em suas habilidades. Jesse explica que estava em missão de resgate de duas crianças, sequestradas em um rancho no Novo México por Juan Haza, filho de um perigoso bandoleiro mexicano com uma índia Comanche, povo do qual Haza havia herdado excepcionais habilidades de combate e sobrevivência. Essas crianças mais adiante, se revelariam filhos do antigo companheiro de El Morisco, o francês Octave com Nephret, fato que ambos mantiveram em segredo do amigo após a trágica aventura no Egito.
Assim, Tex e Carson se prontificam de imediato a auxiliar o velho companheiro na busca das crianças e passam a seguir a trilha do sequestrador, que havia sido contratado pelos temidos Filhos de Horús para serem sacrificados em um ritual de ressucitação da múmia de Akhran. Além dos Kiowas, são obrigados a enfrentar todo um bando de Comancheros nesse trajeto, no qual Raza se mostrando um adversário astuto, os colocou para dificultar qualquer perseguição. Mas a astúcia de Tex se mostra superior e obstinado consegue superar todos os adversários e também passa a contar com um aliado improvável, o próprio Raza. Esse e as crianças durante a convivência, passaram a desenvolver uma simpatia mútua, fato que fez com que se rebelasse a seus contrantes ao descobrir o objetivo do sequestro dos garotos, resolvendo intervir e com auxílio de Tex e Carson, conseguem salvá-los de seu terrível destino. Com a redenção de Juan Haza, e impressionado com suas habilidades, Tex o convida a integrar o corpo dos Rangers, e esse, passa a desenvolver um forte laço de amizade e admiração com o velho ranger Jesse Hawks.
O ritmo da aventura é alucinante e nos deixa o tempo todo entre o real e a fantasia, não distinguindo ao certo o que de fato está acontecendo e o que é ilusão, se realmente enfrentam seres fantásticos, deuses antigos, ou apenas humanos, como o demônio Bess por exemplo. Alterações climáticas inexplicáveis, sonhos com riscos de morte real, e a própria múmia manifestando seu retorno ao mundo dos vivos. Vemos também uma interessante abordagem de a civilização egípcia ter se originado dos antigos atlantes, e artefatos produzidos com o misterioso oricalco, um metal com caractéristicas quase sobrenaturais, e que ainda hoje intriga os cientistas.