Resenha por: Carlos Elias 28/12/2020


Resenha por: José Alberto Braga
20/05/2025
O Batman da Marvel Comics. Seria ele o Mortalha?
Com o lançamento do novo filme do Universo Cinematográfico da Marvel, Thunderbolts*, quem ainda não conhece o personagem dos quadrinhos, o Sentinela, interpretado pelo ator Lewis Pullman, terá a oportunidade de ver na telona a versão do super-homem da Marvel e possivelmente seu super-herói mais poderoso. Criação de Paul Jenkis e Jae Lee, estreou em 2000 e foi introduzido retroativamente na continuidade cronológica das histórias do universo Marvel, o que chamamos comumente de “retcon” (do inglês “retroactive continuity”).
Já é uma prática comum na indústria dos quadrinhos, de novos personagens serem criados inspirados a partir de outros já consagrados de outras editoras. Assim nos perguntamos, será que a Marvel também possui a sua versão do Batman? Essa é uma discussão polêmica, havendo muita especulação pelos fãs. Lembrando que o próprio Stan Lee, já havia apresentado pela DC Comics, a sua própria versão do Batman, na série “Just Imagine Lee’s”, publicada aqui no Brasil pela Editora Abril em 2011 com a edição “Imagine Batman de Stan Lee (O criador do Universo Marvel recria o Homem-Morcego!)”. Mas o que queremos discutir aqui é, qual seria o personagem integrante do Universo Marvel que mais se assemelharia ao Batman?
%2013_37_18_9aff478a.jpg)
Versão do Batman de Stan Lee publicado pela editora Abril
Muitos consideram ser essa versão, o Homem de Ferro, pelo fato de Anthony Stark ser um milionário que canaliza sua fortuna como uma força a serviço do bem, assim como o Bruce Wayne. Devido a sua imensa fortuna e por ser um inventor e industrial, Stark utiliza recursos tecnológicos como sua principal arma, e adotou como disfarce a fachada de um rico e excêntrico “bom vivant”, atribuindo a identidade de sua versão blindada a um mero guarda-costas. Assim como faz Bruce ao se apresentar ao mundo como um playboy irresponsável.
Há quem considere o Demolidor, ser o Batman da Marvel por excelência. Sendo um vigilante urbano, combatendo o crime nas ruas, e, mesmo tendo poderes sobre-humanos, já que teve seus sentidos ampliados e desenvolveu uma espécie de “radar” natural, é apenas um exímio combatente com seu treinamento abrangendo técnicas variadas de lutas aliadas a movimentos acrobáticos. Lembrando também, a semelhança que ambos possuem ao se deslocarem pela cidade, utilizando-se de cordas e ganchos, além da caractéristica soturna comum aos dois personangens. Mas, o Demolidor além das suas capacidades sobre-humanas, teria outros fatores que o afastam do Batman, como seu contexto religioso, o fato de não utilizar veículos e muito poucos apetrechos, basicamente seus bastões com o cabo retrátil.
O Cavaleiro da Lua, apesar de sua aura mística e do contexto sobrenatural, que o distancia um pouco do Batman, possui também muitas similaridades com o homem-morcego. A primeira já em seu uniforme, envolto por uma enorme capa esvoaçante que o permite flutuar. Se utiliza de armas e veículo de transporte personalizados. Os seus dardos em forma de lua lembram muito os batarangues, ambos utilizam também uma espécie de cabo ejetável para se movimentar. O Cavaleiro da Lua, além de vigilante urbano, é um atleta de nível olímpico e exímio lutador, e sendo um avatar de Konshu, o deus egípcio da lua, é na noite que tem o seu principal período de atuação, se valendo das trevas assim como faz o Batman. O personagem possui ainda características sombrias e inúmeras personalidades, na sua identidade de Steven Grant também é um milionário e filatropo que utiliza seus recursos em prol de sua cruzada contra o crime. Como Jake Lockley, é um taxista que transita pelo submundo, e com esse disfarce consegue coletar informações relevantes para suas investigações. Muitos pontos em comum.
Podemos trazer outros personagens para a comparação, como o Pantera Negra, cujas habilidades físicas e intelectuais provém de um árduo e dedicado treinamento, além de sua capacidade inventiva e mente estratégica. Em termos de desenvolver dispositivos auxiliares para combate ao crime, temos o Gavião Arqueiro, que sem poderes sobre-humanos, vale-se apenas de muita perícia e treinamento intensivo. Kyle Richmond, outro personagem que utilizou sua fortuna para construir dispositivos e veículos, além de um poderoso traje de combate, tornando-se o super-herói conhecido como Falcão Noturno. Treinou seu corpo, e através de um soro especial tornou-se capaz de triplicar suas habilidades naturais durante a noite. Como já dito anteriormente é na noite que o Batman tem seu principal período de atividade, assim como o Falcão Noturno. São muitas as semelhanças.

Homem de Ferro, Demolidor, Cavaleiro da Lua, Pantera Negra, Gavião Arqueiro e Falcão Noturno. Todos ele seriam excelentes candidatos ao Batman da Marvel.
Agora, gostaria de trazer para a discussão, aquele que na minha opinião seria de fato a versão da Marvel para o Batman, o “Mortalha”. Personagem um tanto esquecido do Universo Marvel, e que apesar da aura mística que o envolve, já em sua origem traz claramente a inspiração no homem-morcego. Acredito, que seus criadores, Steve Englehart e Herb Trimpe, tinham exatamente essa intenção ao apresentarem o personagem na revista Super-Villain Team-Up n.º 5 de 1976, que foi publicada aqui no Brasil pela Editora Panini no volume 1 da Coleção Histórica Marvel: Supervilões Unidos. Certa noite, retornando de um concerto, um jovem e rico Maximilian Quincy Coleridge, viu seus pais serem assassinados por um reles assaltante de rua, e assim jurou passar a vida combatendo criminosos, buscando todos os meios possíveis para tal. Tornou-se um estudioso de criminologia e de qualquer outro assunto que lhe pudesse fornecer conhecimentos que o auxiliassem em sua cruzada contra o crime. Estudou e procurou dominar técnicas de laboratório, consolidando-se como um grande cientista. Treinou seu corpo para se tornar um grande atleta, mesclando técnicas acrobáticas as de combate. Porém, ao se tornar adulto e ter concluido o seu treinamento, surgiram os super-heróis, percebeu assim que tudo o que havia feito até então não seria o suficiente para o seu objetivo. Pois, mais do que apenas combater criminosos, sua intenção seria se tornar um símbolo da luta contra o mal. Assim, partiu rumo ao oriente, dirigindo-se ao Nepal, em busca de um culto antigo que havia tomado conhecimento no decorrer de seus estudos. Era o “Culto de Kali, Mestres da Escuridão”, que possuiam habilidades misteriosas de controlar a percepção dos homens. E, quando chegou ao templo, percebeu que misteriosamente a sua presença já era aguardada, sendo imediatamente acolhido e passaram a lhe ensinar suas artes mortais, assim como a venerar uma deusa que o tornaria uno com as sombras. Para sua surpresa, na culminação de seu treinamento, deveria receber o chamado “Beijo de Kali”, sendo agraciado com a escuridão eterna. E assim o foi, o “beijo” era na verdade, o símbolo da deusa sombria marcado a ferro em brasa sobre sua fronte na região dos olhos, tirando sua visão, mas logo percebeu que não fazia diferença, pois a escuridão passou a ser para ele, como era a luz anteriormente, dando-lhe uma nova percepção da realidade. Assim, assumiu a identidade do Mortalha, um autêntico “Cavaleiro das Trevas”.

Origem e uniforme do Mortalha
Estava pronto para a missão de sua vida e elegeu o Dr. Destino como o pior de todos os vilões, decidindo iniciar sua carreira de combatente do crime o derrotando, para assim se tornar o símbolo que tanto almejava. Mas, além da aura mística que envolve o Mortalha, outro fator relevante que o afasta do cânone do Batman, é o fato de que não se importa em matar. Em seu primeiro confronto com Victor Von Doom saiu vitorioso, e acreditou que realmente havia alcançado seu objetivo que era assassinar o Monarca da Latvéria. No mais, tudo o aproxima muito do homem-morcego, desde a origem, o traje negro com capa, armamentos e equipamentos especiais que retira de seu uniforme assim como faz o Batman em seu cinto de utilidades, uso de um veículo aéreo personalizado, e o fato de as trevas servirem a ambos. Outra coincidência é o fato de terem buscado seitas secretas no oriente afim de aprimorar ainda mais as suas habilidades. Por tudo isso, acredito ser o Mortalha o merecedor do título “O Batman da Marvel Comics”.